Sobre o “Campus Educação”

O chamado “Campus Educação” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inclui a Faculdade de Educação (FaE) e Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP). Estas são as unidades acadêmicas da UFMG responsáveis pela realização do II Congresso Internacional Paulo Freire: O Legado Global, em Belo Horizonte, entre 28 de abril e 1º de maio de 2018.


A Faculdade de Educação (FaE), que completará 50 anos em 2018, é considerada uma das unidades acadêmicas mais politizadas e mais progrssistas da UFMG. Também é aquela que, orgulhosamente, possui a maior diversidade entre os servidores docentes, os técnico-administrativos e o corpo discente da Universidade. É ainda uma unidade muito forte em pesquisa acadêmica, com um Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) que constantemente recebe as melhores notas da agência nacional responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação no país, a CAPES. Destaca-se, nesse Programa, o chamado Doutorado Latinoamericano em Educação (DLA) que recebe alunos/as de vários países da América Latina que estudam lá gratuitamente e ainda recebem bolsas de estudo para permanecerem em Belo Horizonte por, pelo menos, um ano! Para mais informações sobre o Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG, por favor, visite o site a seguir:


http://www.posgrad.fae.ufmg.br/site/


Ainda em nível de pós-graduação stricto sensu, a FaE/UFMG mantém um Programa de Mestrado Profissional – o PROMESTRE – voltado especialmente para os profissionais que atuam na Educação Básica.


Além disso, a FaE destaca-se no ensino de graduação por meio da participação em todos os programas da Universidade de formação de professoras/es para a educação básica, de programas específicos para a formação de professoras/es da Educação Infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental (formação de “professoras/es-alfabetizadoras/es”) e da Educação de Jovens e Adultos. Há dez anos, a Faculdade criou dois cursos voltados especificamente para a formação de educadoras/es indígenas – o FIEI – e de educadoras/es para atuarem em escolas da Educação do Campo – o “LeCampo”.


Por fim, a Faculdade de Educação da UFMG demonstra o seu compromisso social por ser uma unidade acadêmica também fortíssima em extensão. São inúmeros os projetos de extensão da FaE! Destaca-se o Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos, desenvolvido junto com a Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP) da UFMG. Esse Programa completou 30 anos em 2016 e oferece cursos gratuitos de educação básica para pessoas que não tiveram o seu direito básico atendido quando crianças e adolescentes, além de um programa especial de formação de educadoras/es de jovens e adultos.


Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Av. Antônio Carlos, 6627, sala 1654 - Pampulha
31.270-901 | Belo Horizonte - MG | Brasil
Tel: 55 31 3409-3798