Perguntas frequentes

  1. Quem tem direito a receber um certificado de apresentação de trabalho?

    RESPOSTA: Apenas receberão certificados de apresentação de trabalho na 2018 “Freire Global Conference” aquelas pessoas que tiveram suas propostas aprovadas pelo Comitê Científico Internacional, que se inscreveram regularmente no evento e que efetivamente vierem à Belo Horizonte apresntar e discutir o seu paper. Esses certificados serão enviados após o término do evento, via correio, para as pessoas que realmente apresentaram seus trabalhos.


  2. Como serão realizadas as apresentações dos trabalhos (papers e relatos de experiência)?

    RESPOSTA: Todas as propostas de trabalho aprovadas serão apresentadas na forma de mesas redondas ("round tables") em que os autores e as pessoas interessadas sentam-se ao redor de uma mesa literalmente redonda e ali discutem sobre o tema em questão. As mesas ficarão em ambientes abertos. Não projetores, nem computadores para serem utilizados pelos autores haverá. Estes podem, se quiserem, levar laptops para mostrar imagens, videos, musicas etc., se for o caso. Esta é uma maneira bastante participativa, interativa e democrática de apresentar e discutir papers - bastante comum em alguns países, como nos EUA (nas reuniões anuais da AERA, por exemplo).


  3. Os trabalhos aprovados para serem apresentados durante a “Freire Global Conference” serão publicados nos anais do evento?

    RESPOSTA: Não haverá a publicação dos trabalhos em anais ou repositórios. Porém, planejamos publicações a partir dos trabalhos aprovados para serem apresentados na “Freire Global Conference”. Para tal, será constituída uma Comissão Editorial que definirá critérios e selecionará os textos para serem publicados.


  4. Quando as pessoas que tiveram propostas de trabalho aprovadas devem se inscrever no evento?

    RESPOSTA: As pessoas que tiveram propostas de trabalho aprovadas para serem apresentadas no evento devem se inscrever o mais rápido possível. Apenas a inscrição no evento e o pagamento da taxa de inscrição confirmarão a presença do trabalho na programação da “Freire Global Conference”.


  5. Até quando eu devo enviar o artigo final e completo do meu trabalho a ser apresentado no evento?

    RESPOSTA: No limite, você deve finalizar o seu texto até o dia da sua apresentação na “Freire Global Conference” – ou no dia 29 ou no dia 30 de abril de 2018.


  6. Haverá publicação dos trabalhos aprovados para serem apresentados no evento?

    RESPOSTA: Ainda não há informação sobre a publicação dos trabalhos aprovados para serem apresentados na “Freire Global Conference”. Porém, apenas os trabalhos que constarão na programação do evento poderão ser selecionados para uma possível publicação. Aquelas/es autoras/es que tiveram propostas de trabalho aprovadas mas que não se inscreveram no evento não participarão de eventuais publicações da “Freire Global Conference”.


  7. É preciso fazer inscrição e pagar a taxa de inscrição antes de submeter proposta(s) de trabalho para o evento?

    RESPOSTA: Não é necessário fazer inscrição e pagar a taxa de inscrição antes de enviar a sua(s) proposta(s) de trabalho. Você pode esperar o resultado da avaliação do Comitê Científico Internacional sobre a sua proposta para, então, fazer a sua inscrição e pagar a taxa.


  8. Há limite do número de autores por proposta de trabalho (ou trabalho acadêmico ou relato de experiência ou oficina/mini-curso)?

    RESPOSTA: Não há limite do número de autores (co-autores) por proposta de trabalho. Porém, lembre-se que um mesmo nome poderá aparecer na programação do evento até duas vezes (ou como autor de até dois trabalhos, ou como autor de um e co-autor de outro trabalho, ou ainda como co-autor de até dois trabalhos).


  9. O limite de páginas para os resumos expandidos é cinco (ou até 21 mil caracteres – fonte ARIAL, tamanho 12, espaçamento simples). É possível ultrapassar esse limite para incluir as referências bibliográficas?

    RESPOSTA: É importante fazer um esforço para manter o resumo expandido dentro do limite – cinco páginas ou até 21 mil caracteres. Porém, se houver necessidade de ultrapassar esse limite para incluir as referências bibliográficas, não há problema.


  10. As propostas de oficina ou de mini-curso devem seguir as mesmas normas para as propostas de trabalho acadêmico (paper) ou de relato de experiência?

    RESPOSTA: Sim. As propostas de oficina ou de mini-curso seguem as mesmas normas para as propostas de trabalho acadêmico (paper) ou de relato de experiência. A única diferença é que, no caso da oficina ou do mini-curso, não há necessidade de indicar um Tema Gerador.


  11. Todos os autores do trabalho a ser apresentado precisam se inscrever no evento e pagar a taxa de inscrição?

    RESPOSTA: Não. Uma vez aprovada a proposta de trabalho, devem se inscrever no evento e pagar a taxa de inscrição apenas aquelas pessoas que virão para Belo Horizonte apresentar o trabalho.



Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Av. Antônio Carlos, 6627, sala 1654 - Pampulha
31.270-901 | Belo Horizonte - MG | Brasil
Tel: 55 31 3409-3798