Normas para submissão de propostas de trabalhos

Todas as propostas de trabalho serão submetidas apenas na forma de resumo expandido, em português, em espanhol ou inglês.

Para escrever a sua proposta de trabalho, siga as seguintes instruções: salve a sua proposta de trabalho em arquivo pdf, em página formato A4 (210 x 297mm), com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm; fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento simples, com uma linha entre os parágrafos sem recuo. Os textos deverão possuir de 8 mil a 21 mil caracteres e, no máximo, cinco páginas.

Há três tipos de propostas de trabalho que poderão ser submetidos para o II Congresso Internacional Paulo Freire: O Legado Global. São eles:

Trabalhos acadêmicos (papers)
Relatos de experiência
Oficina e/ou mini-curso

Poderão ser submetidas propostas de oficinas ou de mini-cursos com duração de 2, 4 ou 6 horas cada (no máximo, 2 horas por dia).

As propostas de trabalhos acadêmicos (papers) e de relatos de experiências devem ser submetidas a um dos seguintes temas geradores:

  1. “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”

    Há pelo menos duas possibilidades de submissão de propostas de trabalho para este tema gerador: 1. propostas que discutam, dentro de uma perspectiva freireana, questões sobre leitura e produção de texto e/ou analisem experiências concretas de alfabetização e de letramento voltadas para minorias sociais, étnicas e raciais; e 2. propostas que analisem o contexto político atual, os desafios que ele nos coloca e as ações necessárias para superação desses desafios.
  2. Cartas freireanas

    Escrever cartas foi um estilo adotado por Paulo Freire em sua trajetória intelectual. O mesmo estilo será aceito neste tema gerador para as propostas de trabalho que desejam dialogar com conceitos e ideias freireanos.
  3. Denunciar e anunciar

    Freire defendeu a ideia de que além de denunciar as injustiças e as opressões em nossas sociedades, nós deveríamos sempre anunciar alternativas ou estratégias de luta para combatê-las. Se é isso o que o seu trabalho faz, este é o tema gerador para enviar a sua proposta.
  4. Pedagogias dos Oprimidos

    Questões relativas aos processos de educação, (re)escolarização e ensino-aprendizagem dos chamados “coletivos diversos” serão tratadas aqui por meio das propostas de trabalho a serem submetidas para este tema gerador.
  5. Reinventando Paulo Freire

    Paulo Freire nos convida a reinventar suas ideias para cada contexto específico. Não se trata de simplesmente “aplicar” suas ideias e sim de reinventá-las para cada situação específica. Se é isso o que seu trabalho faz, aqui é o lugar correto para enviar a sua proposta.
  6. Para ir além de Paulo Freire

    Caso você queira discutir limitações da obra de Paulo Freire e propor questões de como ir além de suas ideias, este é o tema gerador para enviar a sua proposta de trabalho.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  1. Período para envio de propostas de trabalhos: de 21 de setembro (início da “primavera” no Brasil) a 31 de outubro (Dia Nacional da Poesia no Brasil) de 2017.

  2. Serão permitidas, no máximo, duas submissões de propostas de trabalho por participante. O mesmo nome poderá constar, no máximo, duas vezes entre as/os autoras/es das propostas.

  3. As propostas de trabalho serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

    1. Clareza do texto

    2. Consistência e rigor da análise

    3. Adequação ao tema gerador

    4. Referência explícita à obra de Paulo Freire

  4. Os trabalhos devem ser enviados até o dia 31 de outubro (Dia Nacional da Poesia no Brasil) de 2017 para o email freireglobalconference@gmail.com


Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Av. Antônio Carlos, 6627, sala 1654 - Pampulha
31.270-901 | Belo Horizonte - MG | Brasil
Tel: 55 31 3409-3798